Donkey Kong Country | PTDS - Víctor Graecus

2/06/2018

Donkey Kong Country | PTDS



Donkey Kong era um mascote da Nintendo muito antes do nascimento de Mario. Que Mario? – Ah, esquece, já fiz essa piada nesse vídeo que está aparecendo na tela agora, vejam lá o Por Trás dos Sprites de Super Mario. Voltando. – Inclusive foi em um jogo dele que surgiu o carpinteiro bigodudo.
E tem uma sequência de três jogos que são incrivelmente bons desse personagem, os Dokey Kongs Country de SNES. No vídeo de hoje, falaremos do clássico que iniciou essa trilogia. Sejam bem-vindos ao Por Trás dos Sprites Donkey Kong Country.

Para assistir ao vídeo desse texto clique aqui.  

Estrelando o personagem Donkey Kong, o jogo se passa na "Donkey Kong Island" onde existem seis regiões com ambientes diferentes. O enredo gira em torno de Donkey Kong e seu sobrinho Diddy Kong, que devem recuperar seu tesouro de bananas roubado por King K. Rool e os Kremlings.
Este foi o primeiro jogo Donkey Kong a não ser produzido e nem dirigido por Shigeru Miyamoto, o criador do personagem; ao invés disso, atuaram Tim Stamper e Gregg Mayles, embora Miyamoto ainda estivesse envolvido no projeto.

Shigeru Miyamoto

Após uma intensa campanha publicitária, a versão original para o SNES vendeu mais de nove milhões de cópias, fazendo deste o segundo jogo mais bem vendido da plataforma (atrás apenas de Super Mario World). O jogo foi uma revolução em termos gráficos para sua época, sendo o primeiro a conter 32 megabits no cartucho de Super Nintendo. Com texturas pré-renderizadas em modelos 3D, era lindo. E até hoje é, de certa forma.
Donkey Kong Country foi revolucionário ao ser um dos primeiros jogos entre os principais sistemas de videogame a utilizar a tecnologia chamada ACM ("Advanced Computer Modeling", ou "Modelagem Avançada por Computador"), a mesma utilizada no jogo Killer Instinct, também da Rare. A empresa inglesa fundada em 1985 assumiu sérios riscos financeiros ao adquirir o caro equipamento de SGI utilizado para modelar os gráficos, mas a repercussão e o impacto no mundo dos games foram tamanhos que, entre nós, valeu a pena.

Donkey Kong em ACM
A trilha sonora é outro ponto a se destacar, pois temos Robin Beanland, Eveline Fischer e David Wise trabalhando juntos. Esse último, para que vocês saibam, foi responsável pelas trilhas de The Amazing Spiderman de Game Boy e Battletoads, por exemplo. E tem suas obras principais nos três jogos da franquia.
O jogo é dividido em seis mundos e um boss final.

Mundo 1: Kongo Jungle (Selva do Macaco)
Como o próprio nome diz, é uma selva. É o local onde habita Donkey Kong. O chefe do mundo é Very Gnawty, um monstro com aparência de castor que pula. Temos cinco fases aqui: Jungle Hi-jinks, Ropey Rampage, Reptile Rumble, Coral Capers e Barrel Cannon Canyon. Além do chefe, Very Gnawty's Lair.

Mundo 2: Monkey Mines (Minas do Macaco)
Aqui há áreas subterrâneas. Novamente temos cinco fases, Wink's Walkway, Mine Cart Carnage, Bouncy Bonanza, Stop & Go Station e Milstone Mayhem.  O boss final é Necky's Nuts, um monstro com aparência de abutre que lança ovos.

Mundo 3: Vine Valley (Vale Videira) 
Voltamos para uma área de floresta. Aqui, diferente dos outros estágios, nós temos seis fases: a Vulture Culture, Tree Top Town, Forest Frenzy, Temple Tempest, Orang-utan Gang e Clam City. O boss é Bumble B. Rumble, uma abelha gigante.

Mundo 4: Gorilla Glacier (Geleira do Gorila)
É uma área de neve, famosa nos jogos da Nintendo. O chefe do mundo é Really Gnawty, um castor que pula bem alto. A fases aqui são: a Snow Barrel Blast, Slipslide Ride, Ice Age Alley, Croctopus Chase, Torchlight Trouble e Rope Bridge Rumble.

Mundo 5: A Kremkroc Industries Inc. 
Começamos a perceber que estamos no final do jogo. A Kremkroc é uma área industrial poluída. O chefe do mundo é Dumb Drum, uma lata de óleo gigante com o desenho de uma caveira que lança inimigos.
No mesmo padrão, nós temos seis fases, que são: Oil Drum Alley, Trick Track Trek (cara esses nomes são trava-linguas), Elevator Antics, Poison Pond, Mine Cart Madness e Blackout Basement.

Mundo 6: Chimp Caverns (a Caverna do Chimpanzé)
É o último mundo antes do boss final. Essa região possui várias minas. Nesse momento, o número de fases volta a ser cinco, e temos: Tanked Up Trouble, Manic Mincers, Misty Mine, Loop Lights e Plataform Perils. O chefe do mundo é novamente Necky Snr, agora em uma versão mais difícil. Afinal ele ficou bem irritado com o último encontro.

Para encerrar o jogo, nós temos que enfrentar King K. Rool, o responsável pelo roubo das bananas e capitão do barco Gankplank Galleon. Ele na verdade é mais um rei do que capitão mesmo, e te engana quanto a ter vencido o jogo quando antes de finalmente se dar por vencido.
Apesar de durante esses seis cenários nós termos apenas dois personagens jogáveis, ainda existem alguns que nos auxiliam durante a jornada. São os animais que funcionam como veículo e ferramenta em alguns lugares: o rinoceronte Rambi, a avestruz Expresso (por falar nisso, assistam aos vídeos da playlist de Expresso aqui do canal), o peixe-espada Enguarde, o sapo Winky, e o papagaio Squawks. 

Animais de Donkey Kong

No jogo, também é possível obter mais vidas colecionando itens distribuídos no decorrer das fases, tais como bananas, letras K-O-N-G, balões de vida extra, e moedas animais douradas que abrem caminho a fases de bônus. Há também várias passagens secretas que levam a jogos de bônus, onde o jogador pode ganhar vidas adicionais ou outros itens.
Tornando-se um verdadeiro sucesso, Donkey Kong Country acabou ganhando o prêmio de melhor jogo do ano em 1994, e as vendas ainda renderam mais dois projetos na sequência. Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest e Donkey Kong Country 3: Dixies Kong Double Trouble.
Outros jogos também foram produzidos ultimamente, mas estes não chegam nem perto do que era na época de ouro. Até porque o estúdio Rare foi comprado pela Microsoft, e hoje não estão responsáveis pelo jogo da mesma maneira. Por isso, talvez nunca mais vejamos algo com tamanha presença na saga Donkey Kong novamente.

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Então galera, o que acharam do texto? Esse projeto trará mais alguns jogos clássicos para relembrarmos, então fique de olho nas próximas postagens aqui no blog. Se você é novo aqui, leia ou três textos e veja o que acha.
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