Onde está Vingadores: Ultimato nas listas do Oscar? - Víctor Graecus

1/14/2020

Onde está Vingadores: Ultimato nas listas do Oscar?

Resultado de imagem para vingadores ultimato
E começa a corrida pela premiação mais importante do cinema internacional (há quem diga que apenas de Hollywood, mas enfim). Ontem (dia 13 de janeiro) saíram os indicados ao Oscars, e essa publicação curta serve para duas coisas: em primeiro lugar avisar que este blog entrará por um período com muitas publicações pois minha meta é assistir TODOS os filmes indicados (ou pelo menos os indicados aos principais prêmios); em segundo lugar: querida academia, QUE PORRA É ESSA?

Pergunto em letras maiúsculas com certa falta de modos pois eu realmente não consigo compreender. Onde foi parar Vingadores: Ultimato nas listas do Oscar? Indicado apenas a Melhores Efeitos Visuais, eu realmente não consigo acreditar que a maior produção da Marvel, fechando o arco mais audacioso da história do cinema, não estivesse em condições de ser selecionado para outras premiações.

Começo minha defesa pelas indicações pelo prêmio de Melhor Direção. Vingadores: Ultimato tinha uma tarefa extremamente difícil de ser cumprida: fechar um arco de 10 anos e 22 filmes. São vinte e dois filmes que precisavam de um desfecho em três horas de produção. A produção contava com dezenas de personagens, muita informação em tela em diversos momentos, muitos efeitos de som, imagem e de pós-produção, e a tarefa da direção era organizar aquela bagunça. Para conseguir cumprir essa missão o trabalho dos irmãos Russo foi simplesmente impecável, entregando aos fãs (e aos que nem são tão fãs assim) tudo que se esperava e mais. 

Claro, há quem diga que o filme deixou pontas soltas, e a academia realmente não é muito fã dessas sequências, mas eu digo que Senhor dos Anéis foi um trilogia indicada ao Oscar e vencedora de melhor filme, inclusive (não comparando a qualidade ou as situações, mas só expondo que a academia sim já aceitou indicar, e até premiar, produções feitas para serem sequências multimilionárias). Enfim, todas as pontas soltas propositais para os próximos passos da gigante do entretenimento Disney continuar fazendo filmes e séries com os personagens ainda vivos.

Outros prêmios que Ultimato poderia facilmente ser indicado são os relacionados a som: Mixagem de Som e Edição de Som. Essas que são premiações geralmente entregues a filmes de guerra ou qualquer produção que haja um caos ocorrendo na tela - entre os últimos vencedores estão filmes como Dunkirk, Até o Último Homem e Mad Max - me faz pensar em quais exatamente são os métodos de avaliação para a entrega dos prêmios. Eles não se baseiam em como a edição do som ajuda na narrativa da história? Pois se for assim, como não indicar Vingadores depois de toda a sequência de batalha onde ao escutar o som Mjolnir todo o cinema se arrepiava e comemorava, seguindo com a evolução da trilha sonora criando um ambiente de tenção e finalmente a abertura dos portais (eu me arrepio apenas escrevendo sobre esse trecho)?

Até o Último Homem
Até o Último Homem: filme vencedor do Oscar de Melhor Mixagem de Som em 2017
Minha última defesa ainda com incisão será a indicação a melhor figurino. Vingadores: Ultimato se passa em diversos períodos históricos e em TODOS o figurino passa com maestria o que estamos vendo. Temos figurino de segunda guerra mundial, figurino no presente, figurino de viagem no tempo, figurino de cidade viking, tudo muito bem pensado para auxiliar na narrativa.

E agora por último, mas sem tanta convicção assim... na verdade mais pedindo um favor do qualquer coisa... poderiam ter indicado a Melhor Filme, né? A Marvel conseguiu fazer a maior bilheteria da história do cinema, a maior pré-estreia da história do cinema (inclusive eu fui, assista ao vídeo clicando aqui) e provavelmente o maior fenômeno de mídia da história. A academia poderia, mesmo que apenas para trazer mais gente para assistir a premiação, indicar esse filme que temos tanto carinho (indicaram a Lady Gaga a melhor atriz apenas por causa disso, convenhamos).

Mas é isso, fica aqui o desabafo que não consegui desenvolver no Twitter por falta de caracteres suficientes. Me resta agora começar a assistir os filmes que realmente foram indicados a prêmios que não sejam Efeitos Visuais (se perder ainda pra Star Wars eu vou ficar muito de cara), começando por esse aqui de baixo. Fique de olho aqui no blog e nas redes sociais, pois em breve sairão críticas, análises e reflexões sobre os ditos melhores filmes de 2019 pela academia mais polêmica do cinema mundial.

Dois Papas
Dois Papas, aquele filme sobre um papa que todo mundo ama e um fdp (com todo respeito)

Nenhum comentário: