Hoje é sábado, oito de fevereiro de 2020, e amanhã ocorrerá a edição de 2020 do Oscar, a maior premiação do cinema mundial. Eu pretendia fazer um texto para cada um dos filmes que eu vi antes do Oscar acontecer, porém simplesmente não tive tempo para isso. Então hoje venho aqui trazer os filmes que eu acho que deveriam ganhar cada um dos prêmios (e os que eu acho que realmente irão ganhar). Vamos lá.
Começando pelas categorias técnicas (porque quero guardar o mistérios dos prêmios principais para o final.
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Tan tan tan taaaannnnn. Tannn tannnnn |
Indicados
- Vingadores: Ultimato
- O Irlandês
- O Rei Leão
- 1917
- Star Wars: A Ascensão Skywalker
Começando pela única categoria ao qual Vingadores foi indicado. Eu acho que esse é meu voto mais fácil da lista justamente porque Vingadores tem que ganhar algo pelo que ele fez ao cinema. É a maior bilheteria da história, a maior pré-estreia da história, e o fim de um legado de 10 anos do universo Marvel que revolucionou o cinema. Então quem eu acho que deveria ganhar: Vingadores: Ultimato.
Agora vamos a quem eu acho que vai ganhar: MUITO provavelmente 1917. Essa é a categoria que começa o processo de colecionador de Oscars desse filme. Os efeitos de algumas explosões, dos ratos no abrigo alemão, do avião caindo em cima dos personagens principais, todos eles são essenciais para o decorrer da história e a inserção deles no filme além de muito bem feito é importante. Me surpreenderia muito se outro filme ganhasse (em especial Star Wars. Se esse filme ganhar eu me aposento das minhas críticas).
Você quer ouvir uma história sobre como aquele soldado perdeu a orelha? |
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Indicados
- Ford vs Ferrari
- Coringa
- 1917
- Era Uma Vez Em... Hollywood
- Star Wars: A Ascensão Skywalker
Edição de som e mixagem de som são prêmios que em geral andam juntos. O primeiro é respectivo à escolha dos sons que serão utilizados na obra e a forma que serão encaixados. O segundo à como esses sons são feitos (ou como o nome diz, mixados. É um termo complicado de explicar em um texto que simplesmente não é sobre o tema).
Dada essa pequena introdução, o provável vencedor desse primeiro prêmio de som é 1917 por um simples motivo: filmes de guerra sempre vencem. E é fácil explicar porque eles são favoritos: para criar um ambiente em que o espectador se sinta inserido o som é parte fundamental e recebe atenção especial. Além do mais, 1917 ainda trás a premissa de promover a imersão de quem está assistindo ao filme dentro da história (como explico em um texto já publicado aqui no Blog. Leia clicando aqui), trazendo esse aspecto ainda mais próximo da atenção da direção do filme.
E quem eu acho que deveria vencer? Bom, também 1917. É, o filme manda bem nesse aspecto. Merece.
MELHOR MIXAGEM DE SOM
Indicados
Indicados
- Ad Astra - Rumo às Estrelas
- Ford vs Ferrari
- Coringa
- 1917
- Era Uma Vez Em... Hollywood
O segundo prêmio de som, como dito anteriormente tem uma abordagem diferente. Imagine naquela cena de guerra onde explode uma bomba próximo ao personagem e tudo fica abafado. Os sons distantes, o amigo que está gritando no ouvido do personagem principal parece estar lá longe. Esse é o trabalho da mixagem de som. Aqui, novamente 1917 é favorito. E novamente é merecido.
Acontece que dessa vez, alguns outros filmes também poderiam concorrer saindo um pouco atrás. É válido fazer uma menção honrosa para Ad Astra e Ford vs Ferrari nessa premiação.
Óh o Coronga aqui já |
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Indicados
Indicados
- Coringa
- Adoráveis Mulheres
- História de um Casamento
- 1917
- Star Wars: A Ascensão Skywalker
O prêmio de Melhor Trilha Sonora Original desse ano é um dos mais fracos dos últimos anos na minha opinião. E digo isso pois ao sair do cinema (ou fechar a Netflix (ou fechar meu VLC e excluir o torrent)) em absolutamente nenhum filme (dos que eu assisti. Porque me nego a ver esse Star Wars) eu fiquei com a trilha sonora na cabeça. Algo que acontecia com certa regularidade nos últimos anos, pensando em filmes desde Nasce uma Estrela à obra prima de LaLaLand.
De qualquer forma, vamos ao filme favorito ao prêmio. Esse é Coringa. E realmente, analisando a trilha sonora desse filme em uma segunda vez vendo-o percebe-se que em vários momentos ela realça algo que a fotografia também faz: a atuação de Joaquin Phoenix. E convenhamos, toda a obra está na órbita dessa atuação, do roteiro à direção. Assim, eu concordo que também seja o filme que merece ganhar.
Amigo estou aqui |
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Indicados
Indicados
- Toy Story 4 - "I Can't Let You Throw Yourself Away"
- Rocketman - "(I'm Gonna) Love Me Again"
- Superação: O Milagre da Fé - "I'm Standing With You"
- Frozen II - "Into The Unknown"
- Harriet - "Stand Up"
Nessa premiação só foda-se. Desculpa se você esperava alguma coisa aqui. O único filme que eu vi foi Toy Story 4. O Oscar desse ano definitivamente está fraco de canção original nos seus principais filmes (e faz falta um filme como LaLaLand. Saudades).
O favorito para o prêmio aqui é “(I`m Gonna) Love Me Again” do filme Rocketman.
Tá, aqui é sem piadinha |
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
Indicação
Indicação
- O Escândalo
- Coringa
- Judy - Muito Além do Arco-Íris
- Malévola - Dona do Mal
- 1917
Passando rapidamente por esse prêmio tanto o filme favorito a ganhar quanto o que eu espero que ganhe é O Escândalo. A equipe de maquiagem desse filme fez simplesmente com que a Charlize Theron mudasse de rosto para o papel de Magyn Kelly. É impressionante o nível técnico e é uma ferramente importantíssima para a história. Simplesmente não tem muita concorrência.
MELHOR FIGURINO
Indicados
- O Irlandês
- JoJo Rabbit
- Coringa
- Adoráveis Mulheres
- Era Uma Vez Em... Hollywood
E vamos chegando aos prêmios onde a competição começa a aumentar. Filmes de época em geral são favoritos para ganhar prêmios de figurino e vejamos só: esse ano todos os filmes são de época. Assim, não temos um favorito imediato. Um favorito fácil. Mas aí vamos a outro filtro: quanto mais de época, mais difícil é de se conseguir figurino. E pensando dessa forma (ou eu acho que eles pensam dessa forma, porque se for analisar os últimos vencedores do Oscar de melhor figurino, a maioria segue essa lógica) nós vamos até o filme situado no período histórico mais distante do nosso e esse será o campeão.
Okay, não é exatamente assim que se escolhe o vencedor desse prêmio. Mas é quase. O que é fato porém, é que o favorito desse ano segue essa lógica, e esse filme é Adoráveis Mulheres. Sinceramente, eu acho que faz sentido e é o que eu gostaria que vencesse também. Porque tudo é muito bonito e auxilia na narrativa do filme.
Esse filme é muito louco |
Indicados
- O Irlandês
- JoJo Rabbit
- 1917
- Era Uma Vez Em... Hollywood
- Parasita
Chegamos a um dos prêmios mais difíceis da noite. Todos os filmes aqui merecem muito ganhar (exceção talvez a Jojo Rabbit, mas realmente muito pouco atrás dos outros filmes). Era Uma Vez Em... Hollywood simplesmente nos levou para uma Hollywood dos anos 70 perfeita. O Irlandês nos levou para vários momentos históricos do século XX americano. Agora 1917 e Parasita...
É óbvio que o favorito a ganhar esse prêmio é 1917. Hollywood está amando esse filme. O mundo está amando esse filme. É um plano sequência de duas horas a céu aberto em que o cenário simplesmente não repete. Tudo o que eu tenho para falar sobre esse filme já foi dito no texto já linkado nessa publicação, mas aqui eu deixo que é realmente impressionante.
Acontece que Parasita eleva o que um cenário faz por uma história. Esse filme é tão preciso em tudo que faz que eu precisaria sentar por umas oito horas para escrever sobre ele - e um dia virá um texto a respeito aqui no blog - talvez até um vídeo a respeito no canal -, mas o que posso falar aqui é que ele ganharia se não fosse esse ano. Se não fosse 1917. E principalmente se fosse um filme americano. É simplesmente maravilhoso o trabalho de design de produção desse filme. Perfeito.
Essa cena é muito daora |
MELHOR MONTAGEM
Indicados
- Ford vs Ferrari
- O Irlandês
- JoJo Rabbit
- Coringa
- Parasita
Outro filme difícil de julgar pois temos vários bons concorrentes. Em Coringa, novamente um aspecto técnico é utilizado para deixar ao centro de tudo a atuação de Joaquin Phoenix. E é realmente tudo muito bem feito, mas acho que em um momento o filme nos trata como imbecis que não são capazes de interpretar o que está acontecendo e isso não me deixa elevar ele ao nível dos outros candidatos.
Jojo Rabbit usa a edição de maneira inteligente como ferramente para muitas cenas de humor e algumas reflexivas, ajudando a expressar sentimentos difíceis de se colocar em palavras e ressaltando a atuação da jovem Thomasin McKenzie.
Os favoritos ao prêmio são O Irlandês e Ford vs Ferarri. O primeiro pois a montagem é responsável por prender uma pessoa por três horas e meia sem desistir do filme, dando ritmo às cenas e conseguindo nos manter atentos sem nos perdermos na história. Ao mesmo tempo em que auxilia os trechos com alívio cômico. E o segundo filmes é favorito simplesmente porque está levando tudo e tem cenas de corrida legais.
Mas, novamente, Parasita aparece aqui como a surpresa e o dono do meu coração. A atenção aos detalhes nesse aspecto técnico do filme também faz com que ele seja a minha escolha para esse troféu.
PS.: Eu juro que explicarei em algum momento porque Parasita é o meu escolhido para os prêmios em um texto exclusivo para a obra. Só não está pronto ainda.
Um dos filmes mais esnobados do Oscar desse ano |
Indicados
- O Irlandês
- Coringa
- O Farol
- 1917
- Era Uma Vez Em... Hollywood
O favorito absoluto para esse prêmio é 1917. E não tem muito porque argumentar a respeito. Mas eu queria falar aqui sobre O Farol. Esse, que inclusive terá um texto a respeito aqui no blog.
O Farol é um filme surreal filmado com lentes e câmeras dos anos 30. A fotografia que é quase quadrada dá uma sensação de claustrofobia que combina totalmente com a história e cria uma imersão até maior que em 1917. Além do mais, a escolha de câmeras e lentes faz total sentido com a temática do filme o fato de tudo depender das condições da natureza fazem o trabalho por trás ser ainda mais impressionante.
Talvez meu voto mais polêmico até o momento, mas realmente acho que O Farol merece algum prêmio. Ainda mais depois que não recebeu indicações pelas atuações e por direção.
O meu amigo imaginário é autoritário-ário-ário-ário |
Indicados
- Steven Zaillian - O Irlandês
- Taika Waititi - JoJo Rabbit
- Todd Phillips e Scott Silver - Coringa
- Greta Gerwig - Adoráveis Mulheres
- Anthony McCarten - Dois Papas
E vamos para os prêmios de roteiro. Aqui chegamos nas categorias que as pessoas realmente começam a se interessar.
Para roteiro adaptado nós temos grandes nomes, mas quem provavelmente irá ganhar será Adoráveis Mulheres. Baseado no livro Little Women (aquele que o Joey lê em FRIENDS), um clássico americano lido em escolas e equivalente ao nosso famoso Dom Casmurro, deve ter a seu favor o peso do imaginário do povo norte americano.
Mas, se o mundo for justo (não é, mas se fosse) quem ganha é Jojo Rabbit. Esse filme fica melhor na minha cabeça quanto mais o tempo passa, e é realmente impressionante como consegue fazer humor com o nazismo ao mesmo tempo que aborda temas delicados numa pegada muito próxima de A Vida é Bela. Adoro esse roteiro, adoro a ideia geral, adoro a execução.
Opa, parece que estamos concorrendo a melhor ator coadjuvante não é mesmo? |
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Indicados
- Rian Johnson - Entre Facas e Segredos
- Noah Baumbach - História de um Casamento
- Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns - 1917
- Quentin Tarantino - Era Uma Vez Em... Hollywood
- Bong Joon Ho e Han Jin Won - Parasita
Para os indicados ao Melhor Roteiro Original nós temos alguns nomes interessantes e uma lista que não faz muito sentido por alguns aspectos. Primeiro: é um ABSURDO 1917 estar aqui porque o plot do filme é muito tosco. Já expliquei isso em outro texto aqui do blog, já linkado (e que eu comentei três vezes já. Leia esse texto). Segundo: Entre Facas e Segredos é um filme que aparece aqui, mas não entra na lista dos melhores filmes do Oscar.
De qualquer forma, vamos aos favoritos: Era Uma Vez Em... Hollywood e Parasita. Esses dois filmes na minha opinião são maravilhosos. O primeiro provavelmente irá ganhar, e eu acho que no geral ele é o melhor dos dois, mas como expliquei em outro texto do blog (que você pode ler clicando aqui) o roteiro tem um pequeno problema que faz com que Parasita para mim seja o mais merecedor. Porque Parasita é redondo e universal. Qualquer um consegue se identificar em algum aspecto com o filme. É impressionante.
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
Indicados
Indicados
- In The Absense
- Learning to Skateboard In a Warzone (If You're A Girl)
- Life Overtakes Me
- St. Louis Superman
- Walk Run Cha-Cha
Chegando aos curtas vamos com comentários curtos também. O favorito aqui é Learning to Skateboard in a Warzone (if you’re a girl) e o que eu gostaria que ganhasse é In The Absense que puta que pariu é muito bom. Eu nunca tinha ouvido falar na história por trás de In The Absense. Está disponível no YouTube, tem meia horinha, e vale muito a pena assistir.
Tudo nessa animação é perfeito. Sei nem o que falar |
MELHOR CURTA ANIMADO
Indicados
Indicados
- DCERA (Daughter)
- Hair Love
- Kitbull
- Memorable
- Sister
O favorito evidente e o meu preferido é Hair Love. Maravilhoso. Tem cinco minutos de muito carinho, uma animação gostosinha de se assistir, e falando sobre um tema muito pouco abordado e que representa uma parcela grande da população. Maravilhoso. Está no YouTube também!
MELHOR CURTA-METRAGEM
Indicados
Indicados
- Brotherhood
- Nefta Football Club
- The Neighbors' Window
- Saria
- A Sister
Aqui o único curta que eu assite foi The Neighbors' Window. É muito bom, apesar do ator principal do casal ser MUITO RUIM atuando. Eu juro que atuo melhor que ele. O favorito a ganhar aqui é Brotherhood.
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Indicados
Indicados
- Indústria Americana
- The Cave
- Democracia em Vertigem
- For Sama
- Honeyland
Convenhamos que Democracia em Vertigem apesar de ser um excelente documentário não é nível vencedor de Oscar. Dito isso, acho que vou junto com a crítica que cita como favorito Indústria Americana. O documentário disponível na Netflix Brasil fala sobre a chegada de uma multinacional chinesa nos Estados Unidos e a decorrência desse acontecimento.
Eu odiei essa personagem com força. Quer dizer que foi bem, não? |
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Indicados
Indicados
- Kathy Bathes - O Caso Richard Jewell
- Laura Dern - História de um Casamento
- Scarlett Johansson - JoJo Rabbit
- Florence Pugh - Adoráveis Mulheres
- Margot Robbie - O Escândalo
Sem muitas discussões aqui, tanto a favorita, quanto quem eu acho que merece ganhar o prêmio é Laura Dern. Muito bom. O que a atriz consegue entregar com pouco tempo de tela consegue causar reações no público indiferente de quem esteja assistindo. Ainda chama atenção também a cena do julgamento onde ao se levantar da cadeira ao fim da sessão a personagem simplesmente vira outra pessoa. É impressionante.
Eu vou ganhar. Vocês sabem disso. Tá tudo comprado na verdade |
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Indicados
- Tom Hanks - Um Lindo Dia na Vizinhança
- Anthony Hopkins - Dois Papas
- Al Pacino - O Irlandês
- Joe Pesci - O Irlandês
- Brad Pitt - Era Uma Vez Em... Hollywood
Uma das escolhas mais difíceis da noite. Os três nomes de baixo da lista merecem. O favorito é Brad Pitt, nós já sabemos que ele vai ganhar. Está ganhando tudo. Mas os personagens de O Irlandês estão incríveis. Eu particularmente daria o prêmio para Al Pacino. Claro, ele está fazendo um papel dentro de determinada zona de conforto, mas as cenas calmas onde está só ele e o De Niro são maravilhosas. São sensíveis e trazem toda a técnica desse ator já reconhecido no cinema mundial.
Um dos melhores atores dessa geração e tá merecendo o prêmio faz tempo |
MELHOR ATOR
Indicações
Indicações
- Antonio Banderas - Dor e Glória
- Leoardo DiCaprio - Era Uma Vez Em... Hollywood
- Adam Driver - História de um Casamento
- Joaquin Phoenix - Coringa
- Jonathan Price - Dois Papas
Esse prêmio a gente começa da seguinte maneira: É UM ABSURDO A INDICAÇÃO DO JONATHAN PRICE. Ainda mais se pensarmos que o De Niro não foi indicado. O De Niro facilmente está no top três melhores atores do ano passado. E a cena em que (SPOILER ALERT) ele é o escolhido para matar o personagem do Al Pacino apenas nos olhos dele podemos sentir tudo o que o personagem precisa passar.
Agora, depois da "pistolada". Vamos ao favorito. E quem eu acho que merece ganhar. Quem todos acham que vai ganhar (e quem não acha está errado): Joaquin Phoenix. É um papel simplesmente impressionante. É fácil, sim, mas ele consegue revolucionar um personagem já saturado em todas as mídias e carregar o filme nas costas. As transformações físicas, os trejeitos, a risada, tudo é simplesmente perfeito.
Caso ele não seja o vencedor será a maior surpresa da noite.
Os trabalhos dessa mulher nesse ano fala sério |
MELHOR ATRIZ
Indicações
Indicações
- Cythia Erivo - Harriet
- Scarlett Johansson - História de um Casamento
- Saoirse Ronan - Adoráveis Mulheres
- Charlize Theron - O Escândalo
- Renée Zellweger - Judy: Muito Além do Arco-Íris
A favorita para esse prêmio é Renée Zellweger. Okay, a academia adora essas voltas depois de anos. Mas para mim o que a Scarlett Johansson fez em História de um Casamento é desproporcional. Essa mulher transforma o filme em um palco de teatro e apresenta uma das atuações mais técnicas do ano. Simplesmente maravilhoso.
"É, eu sou foda, mas eu não ligo muito para o Oscar" - Bong Joon Ho 2020 |
MELHOR DIREÇÃO
Indicados|
Indicados|
- Martin Scorsese - O Irlandês
- Todd Phillips - Coringa
- Sam Mendes - 1917
- Quentin Tarantino - Era Uma Vez Em... Hollywood
- Bong Joon Ho - Parasita
Aqui novamente temos um prêmio dificílimo de se escolher um vencedor. Simplesmente porque (tirando o Todd Phillips) todos merecem. É claro que Sam Mendes é o favorito nessa porque o filme dele poderia se chamar "Olha o que eu sei fazer: Por Sam Mendes". O auge de técnica faz com que ele esteja alguns passos a frente dos outros concorrentes, PORÉM Bong Joon Ho.
Eu não conhecia o trabalho de Bong Joon Ho até Parasita. Não havia assistido Okja na Netflix ou qualquer um dos sucessos de crítica dele, mas o que ele fez nesse filme é o ápice de um filme fechadinho, coeso. Toda a atenção aos detalhes que Parasita tem em todos os aspectos passa por esse homem e não me surpreenderia se ele ganhasse esse prêmio justamente porque não vão dar melhor filme para ele.
Eu ficaria muito feliz se uma animação 2d vencesse para variar |
MELHOR ANIMAÇÃO
Indicados
Indicados
- Como Treinar Seu Dragão 3
- Perdi Meu Corpo
- Klaus
- Link Perdido
- Toy Story 4
E vamos lá. Essa é uma categoria complicada de se votar por alguns aspectos. Primeiro aspecto é: o favorito seria Toy Story, mas a academia não gosta de dar esse prêmio para continuações. De qualquer forma, Toy Story é único filme da história a ganhar melhor animação mais de uma vez. O segundo aspecto é: Klaus seria o favorito, se não fosse Toy Story 4.
O favorito para a premiação com certeza é Toy Story 4, até por conta da forma com se vota nesse prêmio, mas Klaus também é merecedor. Eu fico em dúvida sobre qual escolher. Talvez fique com o quarto filme da sequência da Pixar simplesmente porque o filme é espetacular graficamente e é mais perceptível ver a evolução do estúdio do que Klaus. Mas isso também não quer dizer muita coisa.
Eu já ganhei |
MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Indicados
Indicados
- Corpus Christi
- Honeyland
- Os Miseráveis
- Dor e Glória
- Parasita
Desculpa Almodóvar, não vai dar dessa vez. Sem discussões o favorito e quem merece ganhar é Parasita. Simplesmente perfeito
MELHOR FILME
Indicados
- Ford vs Ferrari
- O Irlandês
- JoJo Rabbit
- Coringa
- Adoráveis Mulheres
- História de um Casamento
- 1917
- Era Uma Vez Em... Hollywood
- Parasita
E finalmente chegamos no prêmio principal. Para vocês, alguns minutos de leitura. Para mim, três horas escrevendo esse texto.
O favorito para ganhar aqui é 1917. O que eu particularmente acho um absurdo sem tamanho porque, novamente, o plot da história é fraquíssimo. A técnica está acima da história e isso simplesmente não faz sentido.
Agora, para dar minha opinião, logo de cara eu gostaria de tirar alguns filmes da discussão: Ford vs Ferari, Coringa, 1917 e Adoráveis Mulheres. Todos ótimos filmes, mas abaixo dos que continuam na lista.
Você poderia dizer que dá para tirar Jojo Rabbit dessa lista também. Respeito sua opinião, mas eu realmente acho essa obra de uma sensibilidade impressionante ao tratar tal tema de tal forma. E como eu disse antes, quanto mais o tempo passa, melhor o filme fica na minha cabeça. E também, a lista é minha, não importa o que você poderia dizer. Porque esse texto não é um espaço democrático. É um espaço monárquico. E eu sou o rei.
O Irlandês eu tiro simplesmente pelo fato de esse filme ser bom. Ele é ótimo. Ele é complexo, cheio de camadas, tem ótimas técnicas e atuações. Mas já deu de filme de máfia já. Tá bom. Obrigado Scorcese pelo seu legado.
Agora os três que sobraram: Parasita, A História de um Casamento e Era Uma Vez Em... Hollywood. O primeiro com certeza poderia concorrer facilmente a melhor filme com chances de vitória se fosse americano, mas a indústria nunca vai ser curvar a filmes estrangeiros dessa forma. A História de um Casamento talvez não mereça por não ser um filme grandioso. Eu acho um filme maravilhoso, em vários aspectos, desde as atuações ao roteiro, às técnicas de fotografia, à direção, até às ideias de fantasias dos Halloweens, mas ainda assim não passa a confiança.
E por fim temos Once Upon a Time in Hollywood. Acho que merece simplesmente porque o final é perfeito. Você pode me chamar de inconsistente dando melhor roteiro e melhor direção para Parasita e dando melhor filme para o Tarantino. E talvez seja. Mas acontece que o Oscar é um prêmio de Hollywood, e não um prêmio do mundo. E o que Once Upon a Time in Hollywood representa para esse pequeno pedacinho do Globo é incrível. Uma homenagem sensível e com contornos épicos para uma atriz que teve um fim trágico, uma obra que trás o público para dentro da narrativa e nos faz vibrar internamente. Merece vai. Apesar de Parasita também merecer.
***
Se você chegou até aqui muito obrigado. Por favor divulgue esse texto porque realmente deu um trabalho do cão para fazer. Demorou um tempão.
Para receber mais textos desse blog inscreva-se no feed e me acompanhe nas redes sociais.
Nenhum comentário: